sábado, 16 de abril de 2011

Irlanda comemora primeira união civil entre homossexuais


Um dos países mais conservadores da Europa, Irlanda celebra a primeira união entre gays


A Irlanda comemorou nesta terça-feira a primeira união civil entre casais do mesmo sexo, autorizada por lei em um país extremamento católico e conservador, que descriminalizou a homossexualidade há menos de 20 anos.

As parcerias civis entre pessoas do mesmo sexo estão permitidas graças à uma nova lei aprovada em janeiro deste ano. “É um progresso significativo para gays e lésbicas. Casais homossexuais esperaram anos para que seus relacionamentos fossem reconhecidos e protegidos pelo Estado”, afirmou Kieran Rose, presidente da associação Glen, que defende os direitos dos homossexuais.

O primeiro casal unido sob a nova legislação é Barry Dignam e Hugh Walsh. Eles se conheceram há quase 20 anos. Ambos acreditam que, apesar do avanço, a união civil não traz os benefícios de um casamento. “É uma mudança enorme, mas é lamentável que este não seja um casamento de verdade”, disse Barry Digham ao jornal irlândes Times.

Na Irlanda, o aborto é proibido e a homossexualidade só deixou de ser crime em 1993, após ter sido forçada por uma decisão do Tribunal Europeu dos Direitos Humanos.

A união civil no país inclui a maioria dos benefícios de um casamento civil, como a proteção do lar e os direitos à aposentadoria, mas não vale para a adoção de crianças.


Nenhum comentário:

Postar um comentário