sábado, 14 de maio de 2011

Filmes Oficiais do Kit Gay do Mec

Parte do material é mantida em sigilo pelo Ministério da Educação e pode ser cortada


Mantido em sigilo pelo MEC (Ministério da Educação), o kit anti-homofobia a ser entregue a escolas ainda neste ano inclui vídeos que já estão na internet e têm causado o furor de deputados contra a distribuição.
O kit vai ser enviado para escolas públicas de ensino médio a partir do segundo semestre.
A reportagem conseguiu acesso a cinco vídeos que estão em análise pelo governo federal para entrar no pacote. Alguns filmes, ou trechos deles, ainda podem ficar de fora.
O mais conhecido, o filme Encontrando Bianca já foi parar no YouTube, depois de ser exibido num seminário da Câmara dos Deputados em novembro passado.
No curta-metragem, com duração de quatro minutos, José Ricardo, um estudante adolescente, conta em primeira pessoa como descobriu que era um travesti e como enfrentou o preconceito e a discriminação entre os colegas e professores.
Outro vídeo chama-se Probabilidade, também de curta duração. O filme conta a história de Leonardo, que deixa sua namorada e se apaixona por um menino numa festa. No final, numa aula de matemática, vê a vantagem de ser bissexual por ter "duas vezes mais chances de encontrar alguém".
Outro curta é Torpedo, em que duas meninas passam a ser perseguidas na escola por terem se beijado numa festa. No final, tomam coragem e assumem o namoro no meio em frente aos colegas, no pátio do colégio.
Um quarto vídeo, chamado Medo de quê, feito em forma de desenho animado, mostra um garoto, Marcelo, que se sente atraído por um colega na escola e surpreende a família e os amigos. Na internet, apenas o trailer está disponível no site da ONG responsável pela produção, chamada Ecos.
A Ecos diz trabalhar há mais de 20 anos com educação sexual entre crianças e jovens adolescentes. Na descrição, a entidade descreve o quarto vídeo como “um convite à reflexão sobre esses medos e à busca de uma sociedade mais plural, solidária e cidadã”.
O site também oferece o trailer do média-metragem Boneca na Mochila, feito em 1995, que mostra uma mãe a caminho da escola, para onde foi chamada após os professores encontrarem uma boneca na mochila de seu filho.
Preconceitos
A diretora da Ecos, Lena Franco, diz que o kit para as escolas, incluindo a parte impressa, tem como objetivo “erradicar a homofobia”, mas também combater preconceitos e estereótipos que motivam o bullying.
- No cotidiano escolar, aparece [no vídeo] quando a menina não pode jogar futebol, o menino não pode fazer uma atividade com meninas, o espaço da quadra geralmente só os meninos que podem usar, como se dão as perseguições.
Ela diz que os vídeos devem ser exibidos em sala de aula com materiais impressos que estimulem a discussão da homofobia, com sugestões de como lidar com o tema.
- Vai entender o conceito de que a homossexualidade não é uma opção. Você escolher ser gay ou não? Ninguém pergunta para um cara por que ele é heterossexual, o que aconteceu para ele ter “virado” heterossexual.
Responsável pela execução do programa no Ministério da Educação até 2010, André Lázaro, que atualmente é o secretário-executivo da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência, diz que o kit anti-homofobia é parte de um esforço do governo para atacar o bullying em geral.
Questionado sobre o teor dos vídeos, disse considerar o tom “mais ingênuo que novela”.
- É um material muito informativo, não é de sedução, de propaganda, é um material preocupado com o respeito e a diferença. Do ponto de vista sexual, ele é mais ingênuo do que uma novela das oito.
Fonte: R7 Notícias

Confira os Vídeos

1° de 3 filmes Oficiais do Kit Gay do MEC: "Probabilidade"



2°de 3 Filmes Oficiais do Kit Gay do MEC: "Torpedo"



3°de 3 Filmes Oficiais do Kit Gay do MEC: "Encontrando Bianca"








Nenhum comentário:

Postar um comentário